sábado, 28 de fevereiro de 2009

Conexões Criativas entre coletivos, entre saberes e fazeres

Olá amigos,
vai ser um prazer e uma grande oportunidade discutirmos e compartilharmos nossos fazeres e saberes neste encontro.
Estou ansiosa para começar essa conversa, pela vontade de compartilhar o que vem acontecendo com a SUA CIA nos últimos 8 meses - em que vivemos um projeto de manuntenção de grupo - e pela potência criativa que esse encontro me inspira.
Conexões Criativas foi o nome que dei ao "vídeo-confissão", no qual narro, do ponto de vista auto-biográfico, uma trajetória criativa, que fiz em 2006 e a maioria de vocês assistiu. Desde então passei a chamar minhas oficinas de "Conexões Criativas" e essa expressão começou a rolar na SUA CIA, mas ainda não representava para nós o que hoje representa: uma expressão síntese do que queremos, gostamos e fazemos.
Essa manutenção nos permitiu ver que o nosso labor artístico envolve muitas conexões e são elas que nos interessam mais. E isso é uma realidade para muitos artistas que trabalham com dança contemporânea. Vejo que a dança contemporânea tem sido o principal espaço propiciador para esse tipo de fazer artístico: conectado e conectante. É um fenômeno muito lindo, porque a dança, como àrea de conhecimento ainda se estabelecendo, passou muito tempo sem escola formal, sem formatação e os artistas tiveram (e têm ainda) que encontrar seus caminhos para desenvolver a sensibilidade, para exercitar suas referências, suas conexões. E tem muita gente fazendo isso, fazendo conexões criativas. Chegar a essa síntese é resultado de muita reflexão e trabalho interno, mas principalmente é resultado da consultoria de dois grandes pensadores da cultura (Afonso Oliveira e Ruy Cezar).
Na tentativa de entender onde estamos situados e falar sobre o que acreditamos ser Conexões Criativas, fizemos outro "vídeo-confissão Conexões Criativas" entre os 4 artistas da SUA CIA que participaram desses oito meses de manutenção, ainda partindo de um ponto de vista auto-biográfico, mas caminhando para o coletivo/compartilhado/comum, apontando para um conceito/movimento maior do que nós mesmos, que já acontece, agora nomeado.
Por tudo isso é muito lindo que exista este encontro, com essa expressão: compartilhada, compartilhável e multi-significante.
Daqui - de onde eu vejo o mundo - essas articulações, encontros, conexões e compartilhamentos são a maior força que podemos ter no tipo de trabalho que escolhemos fazer.
O movimento Conexões Criativas, que vamos lançar em Salvador no final de março, já está muito mais forte e articulado, graças a este "Lugar Comum" de pensamento que é e será o encontro de coletivos Conexões Criativas, em Recife.
Me alegro!

Um comentário:

  1. oi Clara, massa esse post. o nome Conexões Criativas "colou" nesse encontro de forma um pouco diferente da que vocës usam na Sua CIa agora. Acho que vai ser muito legal ver e pensar os pontos de encontro entre essas formas de uso, né?
    pensamos em apresentar o vídeo que vc citou na noite do videodança, para aproveitar o equipamento de projeção e o proprio ambiente de videodança que é um espaço para conexóes acontecerem. o que vc acha?

    ResponderExcluir